Nova pagina 1

Copas de 2000 a 2012

www.assueriosilva.com

 






Untitled Document

Visitas desde
março de 2001

 


Copa Mercosul de Motovelocidade

Fonte: APSBK

Bem amigos da motovelocidade, estamos de volta com a última etapa da Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade!
Tudo estava para ser resolvido no autódromo internacional de Pinhais, na grande Curitiba.
O título da categoria principal, a Superbike PRO, estava quase no colo do # 23 Gilberto "Gadão" Silva Jr., pois ele precisava apenas chegar em nono lugar, independentemente do que o atual campeão # 1 Gustavo "Gringo" Rodriguez fizesse, para ser o novo campeão.
Já na Superbike IE, a categoria Inter Escolas, criada especialmente para os ex-alunos das várias escolas de pilotagem do Brasil, a coisa estava mais complicada com vários postulantes ao caneco de campeão.
E tudo podia acontecer, pois esta foi ao longo do campeonato de 2008, a categoria mais equilibrada com vários pilotos se desenvolvendo de forma constante, a ponto de em muitas corridas, andarem na frente de alguns pilotos da SBK-PRÓ.
Na SS750, o líder do campeonato # 31 Ivan Moura Vieira, vítima de várias quebras neste final de campeonato, via com muita preocupação o rápido avanço na pontuação dos pilotos # 8 Diego Angelis e # 1111 Levy.
Para esta etapa, não teríamos a presença de Ricardo Levy, que estava se recuperando de um sério acidente ocorrido  em Interlagos, mas # 8 Diego Angelis prometia muita ação, visando o título da mais nova categoria da Copa APSBK.
Conhecendo a pista nos treinos de sexta, estava o gaúcho # 110 Carlos Barcelos Pereira, mostrando a força do motociclismo do sul do país.
Com a ausência do atual vice-campeão # 2 Élson Tenebra Otero, o título da SBK Master parecia se encaminhar para as mãos de # 1 Gringo, sem grandes surpresas.
Durante os treinos livres de sexta-feira, os pilotos perceberam que a pista estava bem mais lenta e escorregadia e, para apimentar mais as coisas, de vez em quando um chuvisco inesperado molhava somente alguns pontos do circuito, tornando a pilotagem realmente crítica.

Sábado -
O dia amanheceu nublado, mas as condições do tempo e a aderência da pista não inspiravam muita confiança.
Nos treinos, os maiores incidentes aconteceram na SS 750, onde # 8 Diego Angelis tomou um belo tombo. O piloto # 357 Nelson Moro que havia caído na rápida curva de entrada da reta principal ainda nos treinos de sexta-feira, também estreava uma carenagem nova e # 31 Ivan Moura, líder na pontuação da categoria SS750, mais uma vez enfrentava sérios problemas no motor de sua R6, tendo que emprestar uma moto pela segunda vez nesta temporada.
Na SBK PRO, # 51 José Luiz "Cachorrão" comprou um terreno de forma inexplicável na curva da entrada do miolo, mas sem maiores danos para piloto e moto.
E assim foram todos para os treinos classificatórios.
# 34 Bruno Corano foi o autor da pole-position com o tempo de 1.25:445 demonstrando que, apesar da pista escorregadia, vem em uma grande fase em sua carreira.
Atrás dele vinham # 51 Cachorrão, # 155 Ricardo "Zóio" Nicolau, # 26 Claudinho Gusso e # 23 Gilberto "Gadão" Silva Jr., todos no mesmo segundo.
Na oitava posição, vinha o primeiro colocado da SBK IE, # 46 Junior "Pato" Barbosa com o tempo de 1.26:853.
E o estreante de Paranavaí # 22 André Dal-Pra Perón ficou com a pole position da SS750, enquanto o líder dessa categoria # 31 Ivan Vieira largaria em último, vítima de mais uma quebra de sua Yamaha R6, com uma moto emprestada.

Tudo pronto para a largada...luz vermelha..... Apagou e laaarrgaram!!
Bruno # 34 Corano largou muito bem e mantém a ponta, seguido por # 155 "Zóio", # 51 "Cachorrão", # 26 Gusso e # 1 Gringo. Mas atrás, vinham # 46 Junior "Pato" Barbosa e # 37 Ricardo Simohara que largara muito mal. Antes do final da primeira volta, # 51 Cachorrão ataca e ultrapassa # 155 "Zóio" que, mais uma volta, seria ultrapassado por # 26 Gusso e # 1 Gringo que tentava acompanhar o ritmo dos ponteiros afim de recuperar alguns pontos preciosos.
Porem # 23 Gadão, seu rival na luta pelo título, fazia uma corrida estratégica já bem calculada nos boxes e procurava apenas pontuar, circulando entre o sexto e o oitavo lugar, para não deixar escapar a taça de campeão da categoria principal.
Vindo de uma péssima largada, # 37 Ricardo Simohara começou a atacar furiosamente, ultrapassando vários pilotos e conseguindo se estabelecer em terceiro lugar, à frente de # 26 Gusso e # 1 Gringo.
Enquanto isso, pela SBK-IE, # 46 Pato em sexto lugar, era seguido por uma sombra chamada # 171 Rafael Leão, que não havia deixado o piloto de Pato Branco em paz por todo o campeonato, fazendo da disputa da SBK-IE, a mais bonita de 2008. E do meio da corrida em diante, eles começaram a ter a companhia de # 21 Márcio Baldi a bordo de uma das duas Honda CBR1000 2008 presentes nessa corrida, que havia ultrapassado # 23 Gadão, líder nos pontos da categoria SBK-PRO.
Mais atrás, o estreante # 22 André Dal-Pra Perón disputava com # 357 Nelson Moro a ponta da SS750, acompanhados por # 207 Rui Goerk da SBK-IE.
Essa foi a primeira categoria a definir um campeão, pois # 8 Diego Angelis que vinha em segundo na pontuação, teve problemas na embreagem de sua Suzuki GSXR 750, abandonando a disputa na segunda volta e o título foi para # 31 Ivan Moura Vieira Jr. que tinha ido para o sacrifício, correndo com uma moto emprestada pelo veterano piloto de Curitiba, # 35 "Mika".
Assim o primeiro campeão da Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade - Categoria SS 750 é o piloto # 31 Ivan Moura Vieira Jr. !!
E quando tudo já parecia estar definido.... apareceu a chuva!!
Vindo do nada, sem nuvens pesadas aparentes, a chuva despencou rapidamente, de forma forte na rápida curva da Vitória!!
Sem ter idéia do que o aguardava, # 34 Bruno Corano, que havia já marcado a volta mais rápida da corrida, percebe muito tarde o asfalto molhado e passa reto espetacularmente, caindo na área de escape sem sofrer nem um arranhão.
O segundo colocado # 51 "Cachorrão" nos contou depois que só não seguiu o líder, porque viu a poeira fora da pista e conseguiu segurar a moto.
Em terceiro vinha # 37 Simohara e # 26 Gusso que, ao ver a reação dos ponteiros, também passaram um mau bocado se equilibrando em cima das suas motos que escorregavam para todos os lados.
Mas o quinto colocado # 1 Gringo, vinha mais atrás e, no afã de ultrapassar um retardatário, só percebeu o asfalto tarde demais, caindo forte e atingindo com o peito a moto de # 34 Corano que estava na caixa de brita.
Imediatamente foi mostrada a bandeira vermelha, declarando a prova interrompida e, em virtude do atendimento médico ao campeão de 2007 e da piora das condições atmosféricas, a prova foi encerrada, sendo validado o resultado da volta anterior ao acidente.
Com isso, o piloto # 23 Gilberto Silva Jr., que chegara em nono lugar, tornava-se o novo campeão da Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade - Categoria SBK-PRO, pois sua vantagem em pontos era tão grande que, mesmo se # 1 Gringo vencesse a corrida de Domingo, não o alcançaria.   

O resultado final foi:

SBK-PRO e Geral                                                     SBK-IE
1) # 34 Bruno Corano                                         #  46 Junior "Pato" Barbosa
2) # 51 José Luiz " Cachorrão" Teixeira             # 171 Rafael Leão
3) # 37 Ricardo Simohara                                  #  21 Márcio Baldi
4) # 26 Cláudio Gusso                                       #  32 Rafael de Paula e Silva
5) #  1 Gustavo "Gringo" Rodriguez                   #  13 Marco A. Aranha

SS 750                                                                      SBK Master
#   22 André Dal-Pra Perón                               #    1 Gustavo "Gringo" Rodriguez
# 357 Nelson Moro Jr.                                       #   72 Paulo Amaral Gabriel
#  31 Ivan Moura Vieira                                     # 207 Rui A. Goerk
                                                                          #  83 Geraldo A. Ferreira

Domingo-
Dessa vez, o sol resolveu dar as caras e a possibilidade de chuva era mais remota do que no sábado.
Nos boxes, muito se comentava sobre o avanço dos atuais equipamentos de segurança, especialmente os novos protetores de tórax, que permitiram ao # 1 Gringo, escapar somente com uma costela trincada de uma terrível pancada exatamente no peito, com a moto caída de # 34 Corano.
Para essa largada, o campeão de 2007 alem da nova costela trincada, largaria também com uma antiga contusão no ombro direito.
Isso é gostar de correr mesmo!
Mas o # 1 Gustavo "Gringo" Rodriguez tinha como compensação, a conquista do título de campeão 2008 da Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade - categoria SBK Master.
O # 8 Diego Angelis com uma embreagem nova em sua Suzuki, largaria dos boxes, assim como o veterano piloto uruguaio # 101 Miguel Carbajal Martinez que, a bordo de uma belíssima Kawasaki ZX-10 2008, resolveu dar as caras na Copa APSBK Mercosul depois de muitos anos!
Junto com eles, teríamos # 81 Everton Felizardo também de volta à Copa APSBK.
Como já tínhamos três categorias com os seus campeões definidos, a bagunça e as brincadeiras no paddock foram grandes.
A primeira coisa que # 23 "Gadão" fez foi adesivar o ônibus e as motos de corrida do # 1 Gringo com o seu numeral # 23.
E Gringo, reconhecendo o triunfo do novo campeão, adesivou a moto de "Gadão" com o # 1.
Mas para terminar a temporada, faltava ainda uma largada.
E essa largada teria um companheiro muito desejado, mas implacável.
O sol forte do começo da tarde!

Tudo pronto para a largada.....luz vermelha....Apagou e laaaargaaaramm!!
Na primeira volta, # 34 Bruno Corano vem na ponta tentando abrir alguma vantagem sobre os seus perseguidores.
Atrás dele vem # 37 Ricardo Simohara, sinalizando que uma dobradinha da equipe Suzuki/Santander seria possível, seguido por # 51 Cachorrão e # 26 Gusso que já haviam se livrado de # 1 Gringo que sentia dores na costela trincada e não tinha o mesmo ritmo da corrida anterior.
Logo os ponteiros da SBK-IE, # 46 Junior "Pato" Barbosa e # 171 Rafael Leão que vinham se enroscando pela pista inteira, alcançaram # 1 Gringo e o ultrapassaram.
Eles vinham numa disputa belíssima, pois a diferença entre eles na pontuação era mínima e qualquer vantagem era fundamental, por isso era bonito vê-los "negociando" as ultrapassagens sobre os retardatários, as frenagens dentro das curvas... um verdadeiro show!
No meio da corrida, o sol forte desidratava os pilotos e na ponta, # 34 Bruno começou a perder um pouco o ritmo. Para piorar, um retardatário erra uma curva bem na sua frente, fazendo-o perder um tempo precioso. Dessa falha se aproveita # 37 Simohara para encurtar a distância, sempre seguido de perto por # 51 Cachorrão.
E então, vem o momento decisivo da corrida.
O líder # 34 Corano chegou em um grupo de retardatários no miolo da pista. Muito perto do líder, # 37 Simohara também foi obrigado a diminuir ligeiramente o ritmo e juntos, os dois vão para a curva mais lenta do circuito, a curva do Pinheirinho.
Os dois ponteiros escolhem o lado interno para ultrapassar, mas esse lado ficou congestionado pelos pilotos mais lentos. Mas # 51 Cachorrão, que vinha mais lançado, escolhe o lado de fora, põe a faca nos dentes e numa manobra linda e arriscada, ultrapassa todo o grupo, assumindo a ponta da corrida.
O novo líder # 51 Cachorrão, abaixa a cabeça e impondo um ritmo muito bom, logo começa abrir dos pilotos da equipe Suzuki Santander.
Na sexta posição, o campeão de 2008, # 23 Gadão acompanhava de camarote a briga dos pilotos da SBK-IE, enquanto atrás dele # 151 Ricardo "Zóio" e # 1 Gringo disputavam a sétima posição.
Quase no final da prova, # 37 Simohara tem um problema e pára rapidamente nos boxes.
Assim, Cláudio Gusso # 26 que vinha em quarto, se torna o terceiro colocado, encurta espaço para # 34 Bruno Corano que sofre com o calor excessivo e, na última volta, ultrapassa o piloto da Suzuki/Santander, numeral # 34.
E a bandeirada final é dada com a primeira vitória de # 51 Cachorrão, seguido por # 34 Bruno Corano que recuperou a segunda posição em cima da linha de chegada, com uma roda de vantagem sobre # 26 Gusso, que chegou na terceira posição.
Na quarta posição, # 46 Junior "Pato" Barbosa conseguiu abrir sete segundos de vantagem para # 171 Leão, que ficou com a quinta posição na geral.

E o resultado final da segunda corrida foi:

SBK-PRO                                                             SBK-IE              
#  51 José Luiz "Cachorrão" Teixeira           #  46 Junior "Pato" Barbosa                                 
#  34 Bruno Corano                                      # 171 Rafael Leão
#  26 Cláudio Gusso                                    #  32 Rafael de Paula e Silva  
#  23 Gilberto "Gadão" Silva Jr.                   #  21 Márcio Baldi
# 155 Ricardo "Zóio" Nicolau                       #  19 Carlos "Dr. Pêra" Pereira Neto

SS750                                                                 SBK Master
#  22 André Dal-Pra Perón                          #   1 Gustavo "Gringo" Rodriguez   
#    8 Diego Angelis                                     #  72 Paulo A. Gabriel
# 357 Nelson Moro Jr.                                # 207 Rui Goerk
#  31 Ivan Moura                                         #  83 Geraldo A. Ferreira

E o título da SBK-IE?
Com quem ficou?
As cerimônias de entrega dos troféus das duas corridas de cada etapa são sempre realizados no domingo, logo depois da realização da segunda corrida.   
No podium da primeira corrida da SBK-IE, a tensão era óbvia, com os dois candidatos mais prováveis se entreolhando, preocupados.
Isso porque eles já conheciam o resultado da segunda corrida e estavam simplesmente..... empatados na pontuação geral!!
O campeonato se definiria na pontuação referente à premiação de melhor volta!
Um mero detalhe, mostrando que qualquer um dos dois pilotos estava pronto para ser campeão.
E essa disputa pelo título, em igualdade de condições, fez com que ambos se desenvolvessem muito tecnicamente durante a temporada de 2008.
E, voltando à pista, o resultado oficial sempre demora uns dez minutos para ser assinado pelo diretor de prova e pelos comissários desportivos...
Suspense!!
Rafael Leão e Junior "Pato" são grandes amigos, mas como diz o ditado:
"Amigos, amigos. Corridas à parte"

E então veio o resultado com a melhor volta da SBK-IE na casa dos 1.26:359, obtidos na segunda corrida que havia sido mais lenta que a primeira por conta do calor.
Uma volta apenas 1 segundo e dois décimos mais lenta que a melhor da corrida, feita por um piloto da SBK-PRO, com uma moto de preparação bem mais apurada!
E o autor dessa volta foi...# 46 Junior "PATO" Barbosa, o mais novo campeão da Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade - categoria SBK Inter Escolas!!

Vale ressaltar que, a volta mais rápida de # 171 Rafael Leão foi apenas 244 milésimos de segundo mais lenta do que a do Pato, o novo campeão!
Um fantástico resultado, mostrando a validade de se fazer um curso de pilotagem, formar pilotos de verdade e acelerar forte no lugar certo para isso:
Um autódromo!!

Parabéns a todos os campeões da Copa APSBK, que coroaram o maravilhoso espetáculo que foi a edição 2008 da Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade.
Desejamos também agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram a realizar mais uma vez a nossa missão maior, que é implementar o motociclismo de competição no Brasil.
E o nosso agradecimento especial a todas as equipes, mecânicos, preparadores e aos pilotos que competiram, pois eles são os verdadeiros protagonistas e a razão de ser dessa grande festa.
Grande abraço a todos e até 2009 com mais uma edição da Copa APSBK Mercosul de Motovelocidade!   
Vem ai a COPA APSBK DE VERAO .....................aguardem.......................     

 

www.assueriosilva.com